Olá, bom dia! Seja bem vindo. Terra das rendas de bilro

Sobre a cidade

Aspectos Gerais - São Sebastião é um município brasileiro localizado no sul do estado de Alagoas. Sua população é de 32,010 habitantes e sua área é de 305,746 km² (104,68 h/km²).

Geografia - Limita ao norte com o município de Arapiraca, ao sul com o município de Igreja Nova, a leste com o município de Teotônio Vilela, a oeste com o município de Feira Grande, a nordeste com o município de Junqueiro, a sudeste com o município de Penedo, a sudoeste com o município de Porto Real do Colégio e a sudeste com o município de Coruripe.

Clima - O clima é predominantemente do tipo Tropical Chuvoso com verão seco. O período chuvoso começa no outono tendo início em fevereiro e término em outubro. A precipitação média anual é de 1.634.2 mm.

Vegetação - A vegetação é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Subcaducifólia e cerrado/floresta.

Relevo - O relevo de São Sebastião faz parte da unidade dos Tabuleiros Costeiros (cerca de 70%) .Esta unidade acompanha o litoral de todo o nordeste, apresenta altitude média de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentar, que apresentam grau de entalhamento variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas. De modo geral, os solos são profundos e de baixa fertilidade natural. O restante da área do município (cerca de 30%), se insere na unidade geoambiental das Superfícies Retrabalhadas, formada por áreas que têm sofrido retrabalhamento intenso, com relevo bastante dissecado e vales profundos e altitudes variando entre 100 e 600 metros.

Hidrografia - O município de São Sebastião está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, e é banhado pela sub-bacia do Rio Piauí, cujo principal afluente é o Riacho do Meio. Cortando a porção central do município, no sentido noroeste-sudeste, temos o Rio Jurubeba. O padrão de drenagem é do tipo dendrítico. Todo esse sistema fluvial deságua no Rio São Francisco.

População - Sua população é de 32.010 habitantes (2010) e sua área é de 307 km² (105,22 h/km²).A cidade situasse em uma ampla planície, fica a 200 metros de altitude,distando 135 quilômetros de Maceió e 27 km de Arapiraca. O clíma é considerado um dos melhores do estado, melhor até do que Arapiraca.

É o 3º mais importante município do agreste alagoano localizando-se geograficamente no sul do estado.A área de influência direta do município atinge uma população de trezentos mil habitantes.

Administração - Seu prefeito atual é Charles Nunes Regueira,(Charles Pacheco) foi eleito em 2012 para o seu primeiro mandato com mais de 54,39% pdos votos válidos para um período de quatro anos de governo no município.São Sebastião conta com aproximadamente vinte e três mil (21.105) eleitores.

Produção Agrícola - De acordo com o IBGE, a atividade agrícola do município de São Sebastião consiste no cultivo de: Abacaxi, amendoim, banana, batata-doce, cana-de-açúcar, coco-da-baía, fava, feijão, fumo.

Produção Pecuária - laranja, mandioca, manga, maracujá e milho. De acordo com o IBGE, a atividade pecuária do município de São Sebastião é contabilizada de acordo com a quantidade de: Asininos, bovinos, caprinos, codornas, equinos, galinhas, galos, frangas, frangos, pintos, leite, muares, ovinos, ovos de codorna, ovos de galinha, suínos e vacas ordenhadas.

Artesanato - O município apresenta também fontes de renda como a pecuária, o artesanato em geral destacando a renda de bilro.

Patrimônio natural - Serra das Porteiras, grota da Gia, morro da Gia, vale da Perucaba, serra da Marába, reserva de mata atlântica Bolivar do Valle Ferro, aldeia Karapotó Terra Nova

Espaços culturais - O Clube Municipal, onde acontecem suas atividades culturais, educativas e festivas.

Saúde - São Sebastião conta com 25 estabelecimentos ligados à rede municipal de saúde e 1 à rede federal (IBGE-2010).

Educação - O município de São Sebastião está inserido na área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Arapiraca. De acordo com dados do Censo Escolar 2011, o município de São Sebastião possui 44 escolas, das quais 37 pertencem à rede municipal de ensino, 3 à rede estadual e 4 à rede privada. Do total, 14 estão localizadas na zona urbana e 30 na zona rural (DataEscolaBrasil).

Transportes - De acordo com dados do IBGE, a frota municipal de veículos em 2010 era formada em sua grande parte por motocicletas (1.988), seguida por automóveis (979), motonetas (516), caminhonetes (200), caminhões (142), ônibus (96), micro-ônibus (31), caminhões-trator (11) (IBGE).

Cultura - Folclore, Zabumba e Guerreiro.

Prefeito e Vice-Prefeito

Zé Pacheco e Charles faz um gestão comprometida e apaixonada por São Sebastião. Junto com sus equipe tem trabalhado dia e noite para que a terra das redas de bilro não só sonhe, mas na realidade viva dias melhores.

Serviços para você e sua empresa

Serviços para você cidadão

Serviços para servidores municipais

Serviços para sua empresa

Instagram

Aplicativo da Educação

Suas atividade escolares na palma da mão

Baixe agora

Com sua ajuda São Sebastião fica melhor

Serviços de iluminação, tapa buracos, varrição, coleta de entulhos, capinagem, limpeza e muito mais...